Quando se fala sobre a saúde das mulheres, ainda hoje existem muitos mitos que habitam o conhecimento popular. De acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, que é expert em cirurgia ginecológica, é muito importante que essas inverdades relacionadas à saúde feminina sejam esclarecidas. Dessa maneira, as mulheres mais jovens irão aprender mais sobre como manter a saúde em dia.
As cólicas menstruais e o ciclo menstrual como um todo são um verdadeiro tabu na sociedade e, por falta de disseminação de informações verídicas e conversas abertas sobre o tema, durante o passar dos anos muitos mitos foram criados em relação à menstruação. Para conhecer todos os mitos e verdades sobre as cólicas menstruais, continue lendo esse artigo!
Sobre as cólicas menstruais
Se você é uma mulher, provavelmente já teve a experiência de sentir cólicas durante o período menstrual. De acordo com o Dr. Orcione Guimarães Júnior, essa é uma dor que possui diferentes níveis para cada mulher que, costumeiramente, é uma dor aguda e em espasmos de intensidade variada.
Para compreender melhor sobre o que são as cólicas menstruais, é interessante saber que elas são um resultado da ação do útero em se movimentar para poder se livrar do endométrio, ou seja, o tecido que reveste toda a parede uterina e que é preparada durante o ciclo menstrual para a possibilidade de uma gestação. De acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, esse é o resultado da descamação uterina.
O que é verdade ou não sobre as cólicas menstruais
Se você tem sofrido com a intensidade das cólicas menstruais e elas têm atrapalhado a sua vida, é preciso entender melhor sobre essa questão é saber o que é verdade ou não. Nesse sentido, é importante compreender que, por exemplo, utilizar bolsa de água quente ajuda, sim, a aliviar as cólicas.
E os anticoncepcionais? Eles também! De acordo com o Dr. Orcione Guimarães Júnior, os anticoncepcionais auxiliam na redução das cólicas por sua composição hormonal, bem como a prática de atividades físicas e o tipo de alimentação que você leva. Já aquela história de que lavar os cabelos durante o período menstrual piora as dores de cólica é um mito.
Como saber se a dor está dentro dos padrões?
Algo muito importante sobre a dor e intensidade das cólicas menstruais é que ela está diretamente relacionada com o fluxo da menstruação. Nesse sentido, se o fluxo e a dor não forem condizentes e muito intensos, é preciso procurar um profissional para investigar se há outro causador das cólicas. Para que isso seja feito por um profissional responsável, confira tudo sobre o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior através de suas redes sociais: