Para a economista brasileira Cláudia Angélica Martinez, o verdadeiro problema da falta de controle financeiro das pessoas pode estar atrelado ao escasso conhecimento sobre como administrar todos os valores de modo correto, como poupar, e como pagar por aquilo que temos, não é verdade? Felizmente, existe uma solução incrível: dicas e guias rápidos que são capazes de oferecer ótimas táticas para reverter essa situação.
Neste artigo, apresentaremos justamente esse conteúdo, quer dizer, iremos apresentar 4 dicas infalíveis para aqueles que querem administrar melhor as suas finanças, de modo que consigam evitar dívidas e problemas com a renda. Logo, se você é do tipo de pessoa que gosta de investir em conhecimento financeiro, e aposta em dicas rápidas e benéficas, acreditamos que esse texto será perfeito para você. E sem mais delongas, venha conferir tudo e muito mais a seguir!
A importância do conhecimento financeiro
Conforme explica a empresária Cláudia Martinez, o investimento em conhecimento financeiro nunca é demais. Para falar a verdade, quanto mais dicas uma pessoa consegue adquirir para melhor administrar o capital, mais fácil fica para que ela consiga lidar com os imprevistos do dia a dia, e a administração de finanças. Atualmente, existem pelo menos 4 passos para que qualquer indivíduo consiga tomar as melhores decisões sobre o dinheiro. A seguir, você entenderá cada uma delas:
- O mais importante sobre finanças é não gastar mais do que ganha
A primeira estratégia para que qualquer pessoa consiga administrar o dinheiro é ter em mente que gastar mais do que ganha é o pior método para viver economicamente bem. Sabemos que na maioria das vezes, o real não é o suficiente para comprarmos tudo o que desejamos durante o mês. De toda forma, vale a pena pensar se valerá a pena sustentar um estilo de vida maior do que se pode no final das contas — literalmente.
- Se você quer economizar dinheiro, não compre coisas que você não precisa ou não pode pagar
Inclusive, é sempre bom lembrar que se policiar na hora de comprar alguma coisa é a melhor forma de evitar dívidas e mais dívidas no cartão. Conforme comenta a economista Cláudia Martinez, é preciso levar em consideração se você realmente precisa de algumas coisas, ou se você está comprando simplesmente porque é o último lançamento, ou porque está na moda. Acredite: na maioria das vezes, as pessoas só compram as coisas por influência, sem qualquer tipo de necessidade, e acabam estourando o limite do cartão.
- Uma das melhores maneiras de economizar é usar dinheiro em vez de cartões de crédito
Aliás, você sabia que a melhor estratégia para economizar dinheiro é usando as notas impressas do que usando o cartão de crédito? Isso ocorre pois, com o valor em mãos, sabemos qual será o nosso limite no momento, ou seja, ficará muito mais complicado pensar em consumir algo sem ter a certeza de que o valor será suficiente — coisa que não acontece com quem usa cartões de crédito ou cheques. Logo, saiba dar preferência à melhor opção!
- Não gaste mais do que ganha e terá um bom pé-de-meia na hora de se aposentar
E para finalizar, essa dica, que também faz parte do primeiro tópico, tem relação com o hábito de não gastar mais do que ganha. De modo resumido, qualquer pessoa que queira estar bem financeiramente precisa saber o seu limite de saldo, tal como saber economizar parte do dinheiro para um futuro. Portanto, conforme explica a economista brasileira Cláudia Martinez, tirar uma pequena parte do seu salário e começar a fazer um pé-de-meia é uma excelente precaução. E nós garantimos que essa tática é uma das melhores que existem!