As ações sociais beneficiam diversas pessoas, e no Brasil, os maiores casos de auxílio que podemos presenciar são os das pessoas refugiadas. Para Marcelo Madureira Montroni, apoiador das causas sociais, em apenas 6 meses, o país recebeu cerca de 2.000 refugiados, sendo a maioria de países como a Venezuela e a Síria.
Mas se essa quantidade de pessoas chega a cada seis meses, imagine em um ou dois anos! Bastante, não é mesmo? Felizmente, existem algumas instituições de caridade espalhadas pelo nosso território nacional, que contribuem com as pessoas que estão passando esse tipo de dificuldade, e por isso, Marcelo Madureira Montroni resolveu explicar a você quais são elas, a fim de que você possa se solidarizar e contribuir de alguma maneira. Conheça a seguir!
Missão Paz – São Paulo
Em primeiro lugar, temos a organização Missão Paz. Localizada em São Paulo, essa instituição é uma das que mais recebem imigrantes, e tentam, de várias maneiras, contribuir com a sua adaptação no território nacional. Conforme comenta o comprometido com o trabalho voluntário, Marcelo Madureira Montroni, se você deseja ajudar de alguma maneira, e mora perto da região do Glicério, essa a Missão Paz ficará feliz em recebê-lo.
Instituto Migrações e Direitos Humanos – Brasília
Em segundo lugar temos o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH). Localizado em Brasília, essa instituição sem fins lucrativos atende à necessidade dos refugiados através de questões jurídicas e socioassistencial, de forma que qualquer pessoa que necessite de alguma documentação para a permanência e reconhecimento como cidadão do país seja bem atendido e amparado.
Caritas Arquidiocesana – Rio de Janeiro
Em seguida, temos as Caritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro. Essa instituição também é uma das mais famosas que prestam atendimentos às pessoas imigrantes. Conforme comenta o apoiador das causas sociais,Marcelo Madureira Montroni, é possível encontrar diversos projetos voltados ao ensino da Língua Portuguesa, e grupos de orientação. Incrível, não é mesmo?
Serviço Jesuíta a Migrante e Refugiados – Minas Gerais
Chegando ao último dessa lista, há o Serviço Jesuíta a Migrante e Refugiados (SJMR), localizado em Belo Horizonte. Esse meio filantrópico oferece proteção e cuidado aos imigrantes, e também os auxilia no processo de mudança de nacionalidade, sendo o serviço mais procurado aqui do país, e que recebe ajuda de todas as localidades e de todos os tipos.
Agora que você já conhece algumas das principais instituições que ajudam a cuidar das pessoas em situação de vulnerabilidade, é a hora de você também contribuir. Conforme comenta o comprometido com o trabalho voluntário, Marcelo Madureira Montroni, para decidir isso, é só escolher o que se encontra mais próximo a você e entrar em contato para se tornar o próximo voluntário.