Com a expansão dos centros urbanos está cada vez mais difícil minimizar o impacto ao meio ambiente. Desse modo, Mogi das Cruzes, graças à gestão do prefeito Caio Cunha, tem demonstrado como grandes cidades podem promover um desenvolvimento sustentável, garantindo a preservação dos recursos naturais para as futuras gerações. Está curioso para saber como essa prática é possível? Então acompanhe a leitura!
Qual a importância das práticas sustentáveis nas cidades?
Devido a rápida evolução tecnológica e as mudanças nas modalidades de trabalho, houve uma migração em massa do campo para a cidade, resultando no crescimento dos centros urbanos. Com isso a industrialização se expandiu, fazendo com que essas áreas se tornassem uma das grandes produtoras de resíduos e as principais responsáveis pelo esgotamento dos recursos naturais.
À vista disso, muitas pessoas se mobilizaram a fim de reverter esse cenário. Logo, prefeitos como Caio Cunha, político três vezes mais votado em Mogi das Cruzes (2016, 2018 e 2020), começaram a implementar iniciativas mais sustentáveis em seus municípios, demonstrando que é possível associar centros urbanos com sustentabilidade. Assim, há fortes expectativas que as próximas gerações usufruam de um futuro mais verde.
Quais foram as iniciativas que consolidaram Mogi das Cruzes como uma cidade sustentável?
Tornar uma cidade sustentável não é uma tarefa simples, exigindo muitas fiscalizações por parte da prefeitura. No entanto, algumas medidas podem ser tomadas para facilitar a promoção da sustentabilidade dentro dos centros urbanos, como investir no saneamento básico, gerenciar a destinação correta dos resíduos, melhorar a mobilidade urbana e proteger as áreas verdes.
Pensando nisso, o prefeito Caio Cunha, também empresário e autor do livro “Eles Ocuparam a Cidade”, investiu na melhoria do saneamento básico e na destinação dos resíduos, além de promover uma nova frota de ônibus para a população. Agora esses veículos contam com um sistema mais sustentável, que compensa as emissões de gases poluentes na atmosfera, e entregam maior conforto para os passageiros.
Além disso, o político também realizou o congelamento da passagem de ônibus e entregou duas novas linhas para a operação do transporte coletivo. Esse investimento resulta em uma melhor mobilidade urbana, já que com maior conforto, preço mais acessível e mais horários de ônibus o transporte coletivo se torna a principal opção dos mogianos, diminuindo o trânsito de veículos particulares e, consequentemente, a emissão de gases poluentes na atmosfera.
O reconhecimento de Mogi das Cruzes como uma Cidade Verde
Atualmente Caio Cunha, um dos 100 prefeitos mais visionários das Américas, segundo a Bloomberg Philanthropies, é mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis, curso que o possibilita pensar em estratégias que garantem a preservação do meio ambiente pelos centros urbanos. Todos os seus esforços em promover um futuro mais verde garantiram a Mogi das Cruzes o Certificado de Cidade Verde, a consolidando como a primeira da região metropolitana de SP a ter esse reconhecimento.
Conclui-se assim que graças a uma gestão devidamente planejada por Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes que foi vereador por 2 mandatos, os mogianos se tornaram exemplos de que é possível um grande centro urbano promover um desenvolvimento sustentável. Suas iniciativas ficaram marcadas em Mogi das Cruzes, e sempre serão lembradas por garantir um futuro mais verde para as próximas gerações.