Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Tribuna ManausTribuna ManausTribuna Manaus
  • Home
  • Notícias
  • Brasil
  • Politica
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Reading: NUDESA APURA SITUAÇÃO DA POLÍTICA PARA O TRATAMENTO DE DOENÇA PULMONAR NO AMAZONAS
Share
Font ResizerAa
Tribuna ManausTribuna Manaus
Font ResizerAa
Pesquisar
  • Home
  • Notícias
  • Brasil
  • Politica
  • Tecnologia
siga
Tribuna Manaus > Blog > Politica > NUDESA APURA SITUAÇÃO DA POLÍTICA PARA O TRATAMENTO DE DOENÇA PULMONAR NO AMAZONAS
Politica

NUDESA APURA SITUAÇÃO DA POLÍTICA PARA O TRATAMENTO DE DOENÇA PULMONAR NO AMAZONAS

jhony petter
jhony petter abril 22, 2024
Share
4 Min Read
SHARE

O Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Nudesa/DPE-AM) instaurou um Procedimento Coletivo (PC) para investigar a adequação e atualidade da política pública estadual de medicamentos voltada a pacientes com Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI), doença rara e grave.

O PC foi instaurado considerando as recorrentes ações judiciais individuais de assistidos da DPE-AM diagnosticados com a doença, que necessitam do uso dos medicamentos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento do quadro clínico: Nintedanibe e Pirfenidona, que não são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para abrir o procedimento, o defensor público Arlindo Gonçalves dos Santos Neto, coordenador do Nudesa, também levou em conta as reiteradas decisões liminares favoráveis determinando que o Estado do Amazonas garanta o fornecimento de Nintedanibe ou Pirfenidona para o tratamento da doença na rede pública.

Arlindo Gonçalves destacou que o tratamento disponibilizado no SUS para a doença apresenta apenas caráter paliativo e que o Estado tem como responsabilidade de “promover a formulação da política estadual de medicamentos, cabendo inclusive a elaboração de lista suplementar de insumos”.

O defensor registrou ainda que “a gravidade da doença e que pode culminar em óbito em pouco tempo, caso o assistido não receba o tratamento devido”.

Para apurar a situação, o defensor solicitou uma série de informações da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM):

o quantitativo de pacientes que fazem o uso dos medicamentos Nintedanibe e Pirfenidona para tratamento de Fibrose Pulmonar Idiopática
o detalhamento dos valores utilizados para o custeio das aquisições e origem do custeio, detalhando ainda se houve tratativas para a aquisição em quantidade do fármaco
quais as atribuições da Comissão de Farmácia e Terapêutica do Amazonas, indicando a existência de algum estudo para a incorporação em lista suplementar dos medicamentos Nintedanibe e Pirfenidona para tratamento da doença, bem como a existência, em nível estadual, de diretrizes clínicas e protocolos terapêuticos para tratamento da Fibrose Pulmonar Idiopática, considerando a crescente incidência da doença
O defensor também determinou que sejam oficiados o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), o Tribunal Regional Federal (TRF), a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Procuradoria Geral do Município (PGM), a Defensoria Pública da União (DPU) e o Ministério Público do Estado (MPAM) para informarem quanto à existência, nos respectivos órgãos, de demandas referentes ao uso dos medicamentos para tratamento de fibrose pulmonar idiopática.

Sobre a doença

De acordo com informações da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), a Fibrose Pulmonar Idiopática é uma forma crônica específica de pneumonia fibrosante de causa desconhecida. A doença se limita aos pulmões e ocorre geralmente em homens acima dos 50 anos, sendo caracterizada pela piora progressiva desse órgão, com redução da qualidade de vida e uma expectativa negativa de evolução.

A FPI é a mais comum entre todas as doenças crônicas que levam à insuficiência respiratória. A doença leva à formação de cicatrizes (fibrose) nos pulmões, modificando sua constituição original e funcionamento. A evolução leva à grave insuficiência respiratória e outras enfermidades relacionadas com a fibrose pulmonar, podendo evoluir para o óbito.

Estima-se que no Brasil, mais de oito mil pessoas por ano sejam afetadas pela doença.

Tratamento da FPI no SUS

De acordo com o Conitec, o Ministério da Saúde não possui Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para tratamento da doença. Atualmente, os tratamentos disponíveis no SUS são antitussígenos, morfina, corticoterapia e oxigenoterapia, visando o manejo e controle dos sintomas da doença, além da possibilidade de realização do transplante de pulmão.

Share This Article
Facebook Twitter Copy Link Print
Share
Previous Article Amazonas deve investir cerca de R$ 1 bilhão em Ciência, Tecnologia e Inovação até 2026
Next Article AM é um dos 8 estados do país onde abastecer com etanol compensa mais que gasolina
Leave a comment Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

ETFs são fundos que replicam índices de mercado, permitindo diversificação com baixo custo para o investidor, explica Kelsem Ricardo Rios Lima.
ETFs: o que são e por que considerar?
Notícias julho 1, 2025
Defensoria Pública do Amazonas participa do Enastic e fortalece protagonismo em tecnologia
Tecnologia junho 30, 2025
Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste domingo
Politica junho 30, 2025
Impacto das cheias no Amazonas atinge milhares de famílias em situação crítica
Brasil junho 30, 2025
Fernando Bruno Crestani mostra como big data e IA já impulsionam as incorporações.
Tecnologia no mercado imobiliário: como o uso de big data, IA e realidade aumentada está transformando as incorporações?
Notícias
Polícia apreende 6 toneladas de drogas em lancha de facção no Amazonas
Notícias

Do coração da Amazônia para o mundo, o Tribuna Amazonas oferece um olhar único sobre os principais acontecimentos nacionais e internacionais. Seja o primeiro a saber das últimas novidades em tecnologia, política, cultura e muito mais.

siga
Tribuna Amazonas - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?